quinta-feira, 29 de julho de 2010

Montanhismo:Esporte ou Turismo?

Nos últimos meses, vem sendo travada na Câmara dos Deputados e no Senado, uma batalha que vai definir se você, que pratica esportes de aventura ou radicais, é um esportista ou um turista.

E não é apenas a escalada e o montanhismo que estão correndo este perigo. São todos os esportes radicais e de aventura.

Com o apoio do Ministério do Turismo, empresários que operam atividades outdoor, criaram a ABETA – Associação Brasileira dos Empresários de Turismo de Aventura, que acredita poder dar diretrizes para nossas atividades, como se o ato de levar uma pessoa para escalar fosse como um passeio turístico. E receberam alguns milhões de reais do governo para nos enquadrar nos parâmetros que eles acham ser os corretos. Você concorda? Ao que você se considera mais próximo: de um jogador de futebol ou a uma pessoa em excursão com um grupo visitando a Serra Gaúcha? Um curso de escalada é turismo? Um grupo de jogadores de futebol é um grupo de turistas que vai praticar turismo em campos de futebol em outras cidades ou países? Alguém, por favor me diga em que livro de turismo estão mencionados os nós de segurança?

No mundo inteiro, quem homologa cursos, instrutores e guias de montanha são entidades desportistas. Para citar algumas, temos a AMGA (American Mountain Guides Association) e bem perto de nós, a Associación Argentina de Guias de Montaña.

leia mais no blog de escalada da ESPN-Brasil: http://espnbrasil.terra.com.br/eliseufrechou

Um comentário: