sexta-feira, 28 de outubro de 2011
DIVULGANDO - Reservas para o Abrigo Rebouças e Camping no PNI - Novidades
domingo, 17 de abril de 2011
terça-feira, 15 de março de 2011
Escalada via Vida Rural - Morro do Gato
O Grupão! da direita pa esquerda: Marcelo Puga (eu...rs), Duan, Nando, Douglas Pai e Douglas Jr.

Caminhada
Caminhada
Escalaminhada
Escalaminhada
Escalaminhada
Escalaminhada
Douglas entrando na via
Eu entrando na via
Conversando com Douglas
Nando entrando na via
Nando partindo pa parada

Douglas chegando em baixo...Detalhe no ECO SERRA
terça-feira, 11 de janeiro de 2011
Retrospectiva 2010...
Vou listar as aventuras ano passado (pelo menos as que eu lembro...rs):
* Caminhada Pedra do Imperador - 14/01/10
* Tentativa Caminhada Pedra da Fundação - 27/01/10
* Caminhada Pedra da Caledônia - 01/02/10
* Caminhada Pedra das Duas Pedras - 27/03/10
* Escalaminhada Tentativa Escalavrado - 17/04/10
* ATM Urca - 25/04/10
* Caminhada Perrengue Travessia Petro x Tere - 03/06/10
* Caminhada Furnas - 20/06/10
* Escalada Morro do formigueiro, via Sombrero Loko - 22/07/10
* Caminhada e Pernoite Salinas - 31/07/10~01/08/10
* Cachoeira São José e Indiana Jones - 21/12/10
*Fora as inúmeras idas aos boulders, via Vem Ca Meu Nego, Escalaminhada costão de Itacoatiara, outras idas à caledônia e por ai vai as muitas outras que eu não lembro a data...
Bem...2010 vai entrar pra historia com certeza! Tomara que 2011 seja ainda melhor...Com muito mais escalada, caminhada, cachoeira e o mais importante AMIZADES, por que sem elas não somos ninguém!
Quero agradecer ao meu primo Mathews Puga
que na maioria dessas diversões estava comigo, meu parceiro de montanha a 6 anos! Pena que ele AINDA não escala..Porque ai vamos poder ampliar nossas brincadeiras! Mas o Futuro a Deus pertence!Vamo que vamo!
Esse ano já rolo pra mim escalada na Pedra do Imperador, via Sorvete de Urubu, com meu mais novo colega Nando ...rs Espero que seja a primeira de muitas parcerias também...rs
É isso...Muita paz para todos!
Abraço Forte!
Bons Ventos
quinta-feira, 6 de janeiro de 2011
TRAGEDIA - Email recebido por mim do GEAN - LUTO
"Aos Geanistas e Amigos do GEAN
Muitos de vocês já devem ter tomado conhecimento da notícia, mas é com grande tristeza e enorme sentimento de perda que comunico o falecimento do Bernardo Collares, Presidente da Federação de Montanhismo do Estado do Rio de Janeiro (FEMERJ) num acidente no Fittz Roy, na Argentina, quando fazia um rapel.
Não temos notícias completas, assim segue abaixo uma mensagem do André Ilha, que por enquanto é a mais elucidativa que já passou nas listas.
Além de excelente pessoa, o Bernardo era um grande montanhista e escalador. Conciliador, era um destacado representante do montanhismo junto aos gestores de unidades de conservação. Sua dedicação como representante do montanhismo ficará gravada em nossas memórias.
Muito triste mesmo.
Santiago
Presidente do GEAN
Obs >>> abaixo está a mensagem do André Ilha
Reuniões: Ver programação no site
Tenho, infelizmente, a pior notícia do mundo para dar para vocês: a morte do nosso querido amigo e presidente da FEMERJ Bernardo Collares.
As informações de que disponho são ainda muito parciais, mas ele aparentemente chegou ao cume do Fitz Roy com a Kika Bradford e sofreu um acidente em, talvez, um dos primeiros rapéis (já que eles estavam a 35 enfiadas de altura) e quebrou a bacia, além de sofrer uma hemorragia não sei onde. Ele não conseguia se mexer e, nessas condições, é óbvio que a Kika não tinha o que fazer a não ser descer para tentar obter socorro e, claro, não morrer também. Ele próprio falou para ela descer...
Evidentemente a descida dela foi lenta e dramática, mas felizmente sem novos acidentes, e quando ela chegou a El Chalten deu a notícia e desabou em choque. Havia muita gente competente por lá, inclusive o Serginho Tartari, Rolo Garibotti, guias profissionais da Europa, médiocos, mas todos concordaram que não fazia sentido ir até lá tanto tempo depois (passaram-se duas noites, uma com tormenta, e o Bernardo estava sem água, comida e o saco de dormir estava molhado...), em más condições, até porque não havia como retirar alguém quase do cume do Fitz com fratura de bacia a não ser de helicóptero, e não havia helicóptero com piloto experiente por perto... Isso é tudo o que sei por enquanto, não sei nem em que vias eles estavam.
Além do grande amigo de tantos de nós, o Montanhismo brasileiro fica, assim, de luto e órfão de um dos mais - se não o mais - importantes agentes da organização do nosso esporte e do reconhecimento de sua importância perante os olhos das autoridades públicas.
A perda é irreparável em todos os sentidos, e nem sei mais o que falar nesse momento.
Abraços e beijos,
André
P. S.: vou sentir muita falta, dentre tantas outras coisas, daqueles e-mails dele cheios de reticências..."
Que Deus te ilumine companheiro!
quarta-feira, 22 de dezembro de 2010
Cachoeiras São José e Indiana Jones - 21/12/10
Primeiramente fomos na cachoeira São José, onde eu só havia visto da estrada. Muito bonita. Uma queda d'gua de mais de 10 metros. Não da para mergulhar ou nadar nela, devido ser rasa, mas a queda em si faz o espectáculo. Outro "problema" é que o sol demora muito a bater ali, pois tem muitas árvores em volta. No local existe um bar e piscina.
Ficamos ali por um tempo e fomos para a Indiana Jones, cerca de 1800 metros de distancia dali. Essa eu já havia ido algumas vezes já. Chegamos com o sol queimando a careca. Estava muito forte.
A cachoeira que da nome ao local fica mais escondida, que se chega após percorrer um corredor de pedra, que lembra o filme, onde tem pedras presas no "teto" e obstáculos naturais.
Depois de comer e descansar partimos para uma outra cachoeira, cujo nome eu não sei. Ali sim pode-se realmente mergulhar. Existe uma profundidade de uns 2,5 metros.
Após sairmos de la fomos embora. Pegamos uma boa chuva de verão, mas valeu a pena.
Segue as fotos Ai.
Tem um video tambem que o meu primo fez.
Segue o Link.
http://www.youtube.com/watch?v=qyBUZ_0JF_M
Abraços!




quarta-feira, 6 de outubro de 2010
Guia de Montanha - Padrão CBME
INÍCIO DO COMUNICADO DA CBME
A Confederação Brasileira de Montanhismo apresenta, pela primeira vez no Brasil, um padrão nacional para a formação e qualificação dos Guias de Montanha Voluntários.
Considerando a existência de um padrão para Guia de Montanha Voluntário mundialmente aceito e já estabelecido pela UIAA – União Internacional das Associações de Alpinismo – e considerando que a CBME é membro da UIAA, para definição do padrão nacional foi utilizado como base o padrão da UIAA.
Este padrão de competências é de adoção voluntária por parte das Federações e Associações filiadas à CBME.
Os Padrões de Competência para Guias de Montanha Voluntários da CBME foram criados com o objetivo de estabelecer uma referência nacional nesse tópico. Ao difundir o uso destes padrões esperamos contribuir para o aprimoramento da formação dos Guias e Montanhistas voluntários levando a melhorias no conhecimento técnico, à prevenção de acidentes em montanha e elevando o nível de segurança na prática do Montanhismo em nosso país.
O documento em pauta está sendo publicado em caráter de consulta pública nacional. A CBME receberá críticas e sugestões durante os próximos 30 dias e terminado este prazo em 30/11/2010 as críticas e sugestões serão avaliadas, o documento sofrerá os ajustes necessários e será então publicado em sua versão definitiva.
Para enviar sua crítica ou sugestão, acesse o site http://www.cbme.org.br/.
Agradecemos a todos os Montanhistas que contribuíram de forma voluntária na elaboração desse documento. Agradecemos também aqueles que se dispuserem a enviar seus comentários e sugestões em resposta a essa consulta.
Silverio Nery
Presidente da CBME"
Retirado do site - ( http://espnbrasil.terra.com.br/eliseufrechou/post/151083_GUIA+DE+MONTANHA+PADRAO+CBME )
quinta-feira, 29 de julho de 2010
Montanhismo:Esporte ou Turismo?
E não é apenas a escalada e o montanhismo que estão correndo este perigo. São todos os esportes radicais e de aventura.
Com o apoio do Ministério do Turismo, empresários que operam atividades outdoor, criaram a ABETA – Associação Brasileira dos Empresários de Turismo de Aventura, que acredita poder dar diretrizes para nossas atividades, como se o ato de levar uma pessoa para escalar fosse como um passeio turístico. E receberam alguns milhões de reais do governo para nos enquadrar nos parâmetros que eles acham ser os corretos. Você concorda? Ao que você se considera mais próximo: de um jogador de futebol ou a uma pessoa em excursão com um grupo visitando a Serra Gaúcha? Um curso de escalada é turismo? Um grupo de jogadores de futebol é um grupo de turistas que vai praticar turismo em campos de futebol em outras cidades ou países? Alguém, por favor me diga em que livro de turismo estão mencionados os nós de segurança?
No mundo inteiro, quem homologa cursos, instrutores e guias de montanha são entidades desportistas. Para citar algumas, temos a AMGA (American Mountain Guides Association) e bem perto de nós, a Associación Argentina de Guias de Montaña.
leia mais no blog de escalada da ESPN-Brasil: http://espnbrasil.terra.com.br/eliseufre
terça-feira, 27 de julho de 2010
Escalada Bom Jardim - 22/07/10
Ai vai as fotos...




terça-feira, 6 de julho de 2010
Agulha do Diabo escolhida como uma das 15 escaladas mais espetaculares do mundo.

A escalada da Agulha do Diabo, no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, está entre as 15 escaladas solo em rocha mais desejáveis do mundo. A seleção foi divulgada recentemente pelo site Hottnez, especializado em viagens e aventura. A Agulha do Diabo divide a lista com picos e parques famosos, como o El Captain no Yosemite National Park (EUA) e Torres Del Paine, no parque de mesmo nome (Argentina). O Monte Roraima, também parque nacional, é o outro point brasileiro na lista (veja a lista completa em http://www.hottnez.com/the-15-most-spectacular-rock-climbs/).
O site descreve a Agulha do Diabo como uma escalada difícil mesmo para escaladores profissionais por seus vários obstáculos naturais, incluindo a dificuldade de acesso à base da via e ao cume e o clima instável da região. O site destaca a fantástica vista do cume da Agulha do Diabo, que inclui as formações da Serra dos órgãos, o vale do Soberbo e a Baía de Guanabara.
A Serra dos Órgãos é considerada a principal área de escalada no Brasil pela quantidade e diversidade de paredões rochosos. O PARNASO protege paredes de todos os níveis, desde campos escola ao bigwall da Pedra do Sino, com mais de
(materia retirada do blog:http://camelosdemochila.blogspot.com/2009/03/agulha-do-diabo-escolhida-como-uma-das.html)
